sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Convergência ou divergência???


Não é de hoje a religião afasta as pessoas. Estamos acompanhando esse processo há milênios. Cristãos e Muçulmanos, Xiitas e Sunitas, Luteranos e Calvinistas são apenas alguns exemplos. Entre Cruzadas e Jesuítas ficamos cada vez mais distantes de Deus. A cada templo que erguemos, mais um obstáculo colocamos no nosso caminho. "Não existe nada que afaste tão rapidamente e completamente as pessoas", alguém já disse. Pra que tantos santos, entidades e doutrinas? Não seria uma forma de lidar com o nosso problema fundamental: a nossa mortalidade? O amor e um só Deus não são suficientes? O que estamos tentando provar ou mascarar?


Mas aí alguém vai gritar lá de trás que o filho de um amigo que era viciado em uma droga qualquer se converteu e largou o vício, ou então que um bandido com uma ficha corrida quilométrica encontrou a salvação e agora anda com uma bíblia em baixo do braço tentando salvar outros irmãos que cometeram erros e que, como ele, agora estão pagando por isso com a liberdade que lhes foi retirada. Ótimo pra eles! São pessoas que precisam de apoio, aquele que não encontraram em suas famílias e espero que continuem nesse caminho. Nesses casos extremos a religião funciona como um hospital, onde ao "doente" é prometido um remédio: o PERDÃO.


Se Deus é amor, é o universo, e nós somos a sua imagem e semelhança, então também somos amor, também somos Deus. E nesse caso, todas as respostas que precisamos estão aqui dentro desse universo que somos.


Eu também acredito que "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia". Mas praticamente falando, o que nos interessa? Estamos aqui procurando respostas para o futuro, sendo que o hoje está se extinguindo e estamos presos em alguma dimensão paralela entre o passado e o futuro.


Poderíamos ter apenas uma crença, uma bem simples. Pra que brigar por isso. Chega de incompreensão e falsos moralismos. Vou à Igreja durante o dia e contrario tudo que prego à noite?


Sigo com a minha fé naquele que aparece em várias seitas e religiões, que é chamado por vários nomes. Aquele que reconheço quando contemplo uma orquídea ou vejo a tempestade se formar. Quando olho pro meu próximo e sinto sua bondade.


Deus nos deu o livre arbítrio e a prerrogativa da dúvida, do questionamento. Pq deveria eu me deixar subjugar diante de uma doutrina? Deixo minha vaga para àqueles que realmente precisem.


Enquanto a religião fizer o seu papel, com suas obras de caridade e acalento aos aflitos, tudo bem. Todavia, não posso deixar de lembrar daqueles que foram lesados por conta do fanatismo e da fé desmedida. Ainda existem mães perdendo seu filhos em guerras dito "Santas" (não quero aqui entrar no mérito político-econômico). Existem filhos que vivem com muito menos do que o necessário para sobrevivência por conta dos dízimos. E ainda todo o desafeto gerado pela falta de respeito pelas opiniões divergentes. A espiritualidade deveria convergir, e não importa a velocidade nem o ponto do caminho onde você se encontra. O que realmente importa é seguir o caminho do bem, sempre tendo como alvo Deus, ou seja, o Amor.

K.B.

Nenhum comentário: